quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

#Oscars2018 - Darkest Hour


Sinopse: Darkest Hour desenrola-se durante um período histórico muito específico: o conturbado primeiro mês do primeiro-ministro britânico em funções, em 1940, numa fase importante da Segunda Guerra Mundial. As tropas alemãs estão a dominar a Europa enquanto o parlamento britânico está em crise. O primeiro-ministro Neville Chamberlain (Ronald Pickup) acabou de se demitir, depois de outros políticos terem declarado que teve "anos de inatividade e incompetência". Após uma coligação de partidos e a primeira escolha para o lugar à disposição, Visconde Halifax (Stephen Dillane), ter recusado o cargo, as opções são rapidamente afuniladas para uma só - Winston Churchill (Gary Oldman). Mas nem todos são fãs do conflituoso político, que tem tanta predisposição para comer e beber como para fumar o seu constante charuto. 

Opinião: O filme em duas palavras é: Gary Oldman. Brilhante interpretação. Este não é o filme biográfico "normal", este é um filme sobre um período muito especifico da história da humanidade e das decisões especificas de um grande politico. 
A construção do filme é soberba, a caracterização é perfeita, e todos os pormenores deste filme nos fazem viajar no tempo. Acima de tudo, o filme capta imensamente bem a facilidade com que a história poderia ter sido outra, permitindo que Hitler conquistasse a Europa Ocidental na sua totalidade. Essa mesma ameaça que vemos a desenvolver-se no ecrã é suficiente para criar fricção nesta narrativa que é de roer as unhas. Com a batalha a decorrer perto de uma certa praia francesa, que funciona enquanto um dos cenários principais da história, Darkest Hour não é apenas um drama, mas também um excelente parceiro do filme Dunkirk, dois filme perfeitos para ver um atrás do outro. 
Gary Oldman é apontado como praticamente certo como vencedor de Oscar de melhor actor e com todo  mérito o merece (eu continuo a torcer por Timothée Chalamet). Relativamente a Oscar de melhor filme não me parece que chegue a conquistar tal feito, apesar de ser um belíssimo filme não me parece ser  o filme mais completo, dentro dos nomeados, para ganhar a estatueta. 

A minha classificação7.9/10 
Classificação IMDB7.4 /10 




Sem comentários:

Enviar um comentário