quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

#Oscars2018 - Dunkirk



Sinopse: No início da II Guerra Mundial em 1940, cerca de 400 000 soldados britânicos, franceses e belgas entre outros se encontram cercados pelas tropas alemãs na praia de Dunkerque. A operação Dynamo é então aplicada para evacuar estes homens todos que estão presos.
O filme vai narrar 3 tramas em 3 timelines diferentes. Um grupo de soldados na praia, durante uma semana. Um grupo de civis no mar num barco durante um dia. E por último um grupo de pilotos, nos aviões pelos ares durante uma hora.  Onde por fim as ações se irão interligar. 


Opinião: Apesar de ser considerado um filme de guerra, este é um filme onde não existem grandes planos de guerra, violência, grandes explosões como muita gente está habituada a ver. É um filme que fala por si, com um ritmo lento, onde se demora a perceber a narrativa, (demasiado tempo na minha opinião) mas não é por isso que deixa de ser um filme belíssimo. A coordenação de imagens e sons está perfeita. Este filme é sobretudo sobre sensações, temos de ouvir e sentir e só assim vamos conseguir apreciar o filme, quem está à espera do típico filme de guerra cheio de sangue provavelmente não vai gostar. Por não ser esse típico filme sangrento é que se acaba por destacar dos demais. A fotografia do filme é extasiante e acho que nesta categoria poderá arrecadar o Oscar de melhor fotografia. O Oscar de melhor filme duvido que ganhe, a competência este ano é feroz e não me parece que consiga arrecadar a estatueta de melhor filme, mas com certeza irá ganhar em outras categorias pois o filme está efectivamente muito bem conseguido.

Pequena nota: Este filme e o Darkest Hour são perfeitos para ver um atrás do outro visto que se acabam por complementar na história. 


A minha classificação7.5/10 
Classificação IMDB8.0 /10 



2 comentários: