terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

#Oscars2018 - Call me by your name



Sinopse: Estamos nos anos ’80, numa vila no Norte da Itália e o verão começou. Todos os anos o Sr. Perlman (Michael Stuhlbarg), convida um estudante para passar o verão na sua casa, com a sua família, para o ajudar com pesquisas na área da Arqueologia. Neste ano em particular, o visitante é Oliver (Armie Hammer), um charmoso americano com um ar pretensioso, que durante a sua estadia vai ocupar o quarto de Elio (Timothée Chalamet), filho de Perlman. Elio é um adolescente precoce, muito cheio de si mesmo e com uma cultura vasta: lê livros para se entreter, é fluente em várias línguas e toca peças de Bach ao piano.


Opinião: Quando acabei de ver o filme fiquei alguns momentos a pensar no que tinha acabado de ver. Estive uns momentos a tentar perceber se tinha gostado ou se tinha odiado. Foi um misto de emoções e não me consegui decidir, deixei o filme a marinar na minha cabeça até conseguir perceber que tipo de sentimentos tinha despertado em mim. Passado um dia ou dois não conseguia parar de pensar no filme, nas paisagens, nas musicas, nos actores e na sua interpretação. Tive de o voltar a ver. E como foi bom. Este filme é uma obra de arte. Não vai agradar a toda a gente, mas para os mais atentos, para os mais sensíveis vai ser uma lufada de ar fresco. A beleza deste filme é única e épica, e existe beleza em todos os aspectos, na cinematografia, na banda sonora (incrível!!!), nos actores, nos diálogos, nas cenas...  

O centro da narrativa é a relação e a crescente ligação entre Elio e Oliver. E devo dizer-vos, é realmente especial. Sim, é uma  história de amor entre dois homens mas o filme não é focado na homossexualidade, mais do que isso, é uma história sobre descobrir a sexualidade, experimentar, sentir e crescer emocionalmente.

Um filme onde os silêncios são mais fortes do que alguns diálogos, um filme onde nada e tudo acontece, o filme tem um ritmo propositadamente lento. Planos extremamente longos e em certos momentos parece que nada acontece na história, o que pode chatear alguns. A forma como a história está contada não segue as regras base de escrita de um guião, o que a faz parecer ainda mais real, mais parecido com o que acontece realmente nas nossas vidas. 
A química entre os actores é fantástica, e o Timothée Chalamet merece tanto o Oscar, o plano final, onde curiosamente passam os créditos do filme, é único e certamente vai ficar para a história. Timothée Chalamet é brilhante. Dificilmente ganhará porque tem um rival que já há muito que merece também um Oscar: Gary Oldman. Mas na minha opinião Timothée merecia e muito o Oscar de melhor actor, eu estou a torcer por ele. (Convém referir que Timothée Chalamet também fez uma participação brilhante em Lady Bird - filme também nomeado para melhor filme.)
Pelo que tenho lido este não é o filme mais espectável que ganhe o Oscar de melhor filme, mas está no top 3 dos mais prováveis de ganhar. Para mim, e sem ainda ter visto The Shape of Water (preferido da maioria para ganhar a estatueta), posso dizer com convicção que merecia sem dúvida o Oscar de Melhor filme, eu estou a torcer e aposto neste filme.
Como já puderam reparar pela minha longa opinião eu adorei o filme, é sem dúvida um dos melhores que vi nos últimos anos, na minha mais sincera e humilde opinião sei que não vai agradar a toda a gente, muitos vão perguntar o que afinal este filme tem de especial e eu só posso responder: Tudo



A minha classificação9.3/10 
Classificação IMDB: 8.1 /10 


2 comentários:

  1. tenho de ver!
    beijinhos
    |último post|
    https://eyeelement.blogspot.pt/2018/02/zaful-spring-wishlist.html

    ResponderEliminar