quarta-feira, 26 de julho de 2017

Cuidar da terra.

Os fogos sempre me intimidaram. Acho que intimidam toda a gente.
Uma "simples" oxidação de qualquer material e que pode devorar tudo o que encontra à frente.
Não me lembro de um único ano em que não houvesse incêndios em Portugal. Todos os anos no Verão a história é sempre a mesma. Este ano passamos das marcas e os Incêndios tem sido mortais, devastadores, destruidores de famílias.
Trás-os-montes é das zonas, se não a zona mais rural de Portugal. Vocês passam o tunel do Marão e só vêem verde, árvores, florestas e arbustos.
Curiosamente não é em Trás-os-montes que se registam mais incêndios. Eu sei que muitos dos incêndios que existem em Portugal foram iniciados por mão criminosa, mas (dentro daqueles que não foram) há muito poucos nesta zona. Porquê? Bem eu tenho uma teoria.
A maioria das pessoas aqui em trás-os-montes vivem do que a terra lhes dá. E acreditem esta gente ama tudo o que vem da terra.
Tenho um tio que tem tanto orgulho na horta dele como tem na sua casa.
"Olha as minhas melancias tão lindas e grandes. São tão boas!"
"Ai as minha uvas, este tempo vai-me dar cabo das minhas uvinhas"
Acreditem as pessoas aqui falam com carinho dos produtos que cultivam.
E como sem boa terra não há boa colheita há que tratar dela.
As pessoas aqui limpam os terrenos como quem limpa a casa. E se um dia um incêndio lhes devorar tudo isto ficam sem nada. Talvez seja porque dependem da terra para viver, talvez seja porque cresceram a respeitar a terra, talvez seja porque tudo isto é a casa delas, mas acreditem, aqui as pessoas cuidam dos seus terrenos.
Por todo o país havia de ser assim. Limpar florestas e campos. Não elimina os incêndios mas já é uma boa ajuda.

2 comentários: