terça-feira, 2 de maio de 2017

Paralisia do sono ou uma experiência assustadora

Sabem o que é? Já passaram por isso?
Bem, a paralisia do sono, teoricamente ocorre a quase todas as pessoas pelo menos uma vez na vida. Ou pode não ocorrer ou pode ocorrer várias vezes.
Basicamente a paralisia do sono é um fenómeno que se dá quando o nosso corpo ainda está a dormir mas o nosso cérebro está desperto. Normalmente este fenómeno pode ocorrer (mais raramente) logo antes de adormecermos ou (mais normalmente) logo a seguir a despertarmos.
Quando nós sonhamos o nosso cérebro diz ao nosso corpo que este deve ficar imóvel, e paralisa os nossos músculos para evitar possíveis lesões durante um sonho, já que muitas vezes inconscientemente durante o sonho nós movemos algumas partes do corpo. Mas se por algum motivo o nosso cérebro desperta nesta fase do sono ocorre a chamada paralisia do sono que muitas vezes vem acompanhada de alucinações e percepções, normalmente só conseguimos mover os olhos, um pouco das mãos e boca.
Já me aconteceu umas 4 ou 5 vezes.
A primeira foi completamente assustadora, acordei a meio da noite mas não me conseguia mexer. Estava com os olhos abertos, abri a boca para gritar mas não conseguia gritar, não conseguia mexer um único músculo do meu corpo e ouvi sons muito estranhos e assustadores e senti uma presença ao meu lado. Durou alguns segundos, talvez um minuto. No dia seguinte pesquisei sobre isto e cheguei à conclusão que tinha vivido um episódio de paralisia do sono.
Nas duas vezes seguintes aconteceu exactamente a mesma coisa, mas já não fiquei tão assustada porque sabia o que estava a acontecer.
Neste fim de semana aconteceu-me duas vezes na mesma noite no espaço de 5 minutos. Mas desta vez foi mesmo assustador e diferente.
Estava quase a adormecer, e foi aí que aconteceu, nunca me tinha acontecido antes de adormecer, (sempre me aconteceu ao acordar a meio da noite), o meu corpo adormeceu, mas o meu cérebro não. Não me consegui mover ou falar, comecei a ouvir muitas vozes e sussurros e senti uma enorme pressão no peito! Foi assustador, durou um minuto talvez, e depois aconteceu o mesmo passado uns minutos.
Quero acreditar na explicação cientifica disto, mas que é uma experiência assustadora é!
Já alguém passou pelo mesmo? Contem-me tudo.


O pesadelo, por Henry Fuseli (1781), uma das representações da paralisia do sono na cultura popular.



3 comentários:

  1. acho que nunca me aconteceu, pelo menos que me lembre, e acho que me iria lembrar de algo assim...

    ResponderEliminar
  2. Não me aconteceu e deve ser mesmo assustador.

    ResponderEliminar
  3. TSHIII! Nunca me aconteceu, deve ser uma sensação horrivel!

    ResponderEliminar