segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

História

Eu era boa aluna a História. Eu adorava a disciplina de História. Eu queria ser professora de História.
Mas depois, o nosso sistema de educação obriga-nos, aos 14 anos, a ter de optar que área queremos seguir. Com 14 anos não sabemos nada. Sabemos lá o que queremos. Eu nem com 18 anos tinha noção do que queria fazer para o resto da minha vida, quanto mais com 14.
Quem acaba por nos ajudar nesta escolha são os nossos pais. E os meus pais tinham a noção que seguir ciências e tecnologias poderia ser mais vantajoso para mim, já que na altura o país estava ( e está) saturado de professores. Optei então por ciências e tecnologias.
Fiquei chateada. Eu adorava Biologia. Mas eu também adorava História. E aos 14 anos o sistema de educação "proibiu-me" de continuar a estudar História.
Mas porque raio eu não poderia estudar Biologia e História?
Claro que eu podia ter continuado a aprender sozinha, a ler livros. Mas entrei no secundário e dediquei todo o meu tempo às disciplinas obrigatórias que já me roubavam demasiado tempo.
Hoje tenho pena de ter abandonado o estudo da História. Gostava muito de retomar o meu estudo nesta área.
Por isso, se alguém souber de bons livros ou coleções sobre a História de Portugal, e não só, que deixe aí nos comentarios.

6 comentários:

  1. Eu adoro história, adoro mesmo, adoro visitar sítios que tenham a sua história e adoro pesquisar sobre isso, mas na escola sempre fui um zero à esquerda a história. Nem sei bem porquê, ou era eu que não me interessava ou era o professor que não me punha interesse, não sei bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu acho que os professores são extremamente importantes para uma pessoa se interessar por História. Eu sempre tive professores que faziam da história uma coisa tão interessante e divertida! Tive sorte :)

      Eliminar
  2. É mesmo uma pena que o ensino cá em Portugal seja tão centrado, também eu fui para Ciências e Tecnologias, porém, eu não gostava de Geologia. É verdade que gostava de Física-Química, contudo, gostava de ter continuado a estudar artes (desenho, etc), adorava ter tido economia e era super interessada por História. É uma pena.
    Há alguns países que permitem ao aluno fazer o seu próprio plano de estudos anual, podendo arcar todas as áreas.
    De qualquer forma, espero que ainda consigas seguir o teu sonho e que rapidamente te torne uma mestre em História. Caso tome conhecimento de algum bom livro, avisar-te-ei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo a 100% com o que disseste, infelizmente o nosso sistema de ensino não está nada bem conseguido. E realmente esses países que deixam os alunos fazer o seu próprio planos de estudos devem depois ter alunos mais motivados :)

      Eliminar
  3. Epa eu tive história até ao 12º... Hoje se calhar já daria mais valor mas na altura achava uma seca!

    ResponderEliminar
  4. Poderia ter sido eu a escrever essa publicação. Era das poucas que adorava a disciplina de História mas acabei por seguir Ciências e Tecnologias.

    ResponderEliminar