terça-feira, 31 de janeiro de 2017

A faculdade faz isto às pessoas.

Sinto-me a afundar nos meus próprios medos. Sinto que não consigo respirar. Um peso constante sobre as minhas costas. Um aperto no peito. Noites em claro.
Estou constantemente com medo. Com medo de falhar. E se falhar? Eu não posso falhar, não desta vez, já falhei tantas.
Crises de choro constantes.
Quando entramos na faculdade, no primeiro semestre do primeiro ano, vemos uma meta à nossa frente, que parece tão distante.
Hoje apenas com uma disciplina que me resta para a conclusão do curso, sinto que essa meta está o triplo mais longe.
Eu não posso falhar. Por mim, pelos meus pais e por todo o esforço que eles fizeram. Eu não posso falhar.
Há pessoas que dizem que na faculdade é só copos e festas. Também é. Mas esta camada de nervos e ansiedade que nos assombram, a nós estudantes, nestas alturas em que estamos sob pressão constante. Não há festas e copas que amenizem esta ansiedade, este medo de falhar.
Estou esgotada. Completamente esgotada. A faculdade esgotou-me e sinto que por mais que me esforce nunca irei atingir os meus objectivos.
Para além de me desiludir comigo própria, sinto a desilusão na voz dos meus pais.
Eu esforço-me tanto e continuo a falhar.
Não posso voltar a falhar.

4 comentários:

  1. Tu não vais falhar. Acredita que tive um início nada fácil e muitos baixos pelo meio. No final venci! :)

    E tu também vais vencer! Força*

    ResponderEliminar
  2. Em primeiro lugar, calma: tudo há-de correr pelo melhor e hás-de conseguir atingir os teus objectivos. Em segundo lugar, essa pressão não te faz bem nenhum. Claro que ninguém quer falhar mas o mais importante é teres a certeza de dares o teu melhor... há muitas variáveis que não controlas e que podem fazer a diferença. Coragem e optimismo :)

    ResponderEliminar
  3. Princesa tens de ser positiva! Vais ver vai correr tudo bem é só acreditares que vai correr bem! Em vez de pensares negativo pensa: Eu vou conseguir! Eu vou vencer!
    Força princesa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. A faculdade tem efeitos diferentes nas pessoas mas é sempre um esforço enorme desde que leves isto a sério. Já senti isso e o que ajudou foi inscrever-me em algo extra-curricula. Algo que me desse outro propósito, desse calma...
    Optei mesmo por algo zen xD O yoga e a meditação em casa. Fez milagres. E há mil e uma opções se não queres gastar dinheiro

    ResponderEliminar