sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

#3 | Oscars - Hidden Figures

O segundo filme nomeado para os Oscars que tive oportunidade de ver foi o Hidden Figures.



Sinopse: A incrível história de Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson – mulheres afro-americanas brilhantes que trabalham na NASA e são os cérebros por trás de uma das maiores operações da história: o lançamento do astronauta John Glenn para a órbita, um incrível feito que restaura a confiança da nação, agita a Corrida Espacial e reanima o mundo. O trio visionário atravessa género e raças para inspirar as gerações a sonharem alto.   

Opinião: Adorei o filme. Esta é a primeira coisa que tenho que dizer, adorei mesmo o filme. O filme aborda como na década de 60 o racismo e o machismo estavam intrinsecamente presentes no dia a dia das pessoas. O facto de uma mulher trabalhar na NASA, tornar-se engenheira, programadora ou simplesmente ser a pessoa mais inteligente na sala, na altura já era um ultraje e magoava demasiado o ego dos homens, agora imaginem se essa mulher, na década de 60, é negra. O filme retracta este preconceito que se vivia na altura apresentando-nos mentes brilhantes. Penso que a questão da divisão entre os direitos civis das pessoas de cor e pessoas brancas poderia ter sido mais explorada, mas entendo que quisessem suavizar um pouco esta questão pois o foco do filme é contar a história destas três mulheres que tiveram um contributo enorme para o avanço da ciência aeroespacial. 
O romance que envolve Katherine Johnson era desnecessário pois não acrescenta nada ao filme, as personagens Dorothy e Mary podiam ter sido mais exploradas, porque de facto estas três mulheres juntas criam uma dinâmica incrível no filme. 
Achei demasiado óbvio a personagem de Paul Stafford, ser interpretada por Jim Parsons, como já estamos habituados a ver este actor, apesar de num registo de comédia, como um homem da ciência em Big Bang Theory. Pelo menos poderia ter sido explorado melhor esta personagem que deveria ser o vilão da história, mas que sinceramente acaba por não acrescentar nada de novo à narrativa do filme. 
Penso que este também não será o vencedor da estatueta para melhor filme, apesar de eu ter gostado imenso e ser um filme bastante bom. 
Em comparação com o filme Hell or High Water, gostei mais do Hidden Figures e penso que sem dúvida este é um melhor filme, apesar de terem a mesma classificação no IMDb.


Nota IMDb: 8.0 / 10
Minha nota: 8.2 / 10



4 comentários: