segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Sou a única....

que não liga nenhuma ao Halloween?
Não faço a menor ideia do que significa esta tradição, de onde é originária, e o que realmente se comemora. Não faço ideia porque estamos a festejar o dia das bruxas e dois dias a seguir estamos a chorar o dia dos mortos, o dia dos nossos entes queridos que já não estão cá.
Para mim, o dia das bruxas passou-me sempre ao lado, e nunca gostei do dia 1 e 2 de Novembro, porque sempre achei ser um dia triste (e é!).
Este ano perdi uma das pessoas mais importantes para mim, o meu querido avô.
Faz algum sentido eu estar a comemorar, a ir a festas, e a enfeitar a minha casa de coisas assustadoras, para no dia a seguir, ter de ir ao cemitério, olhar para a campa do meu avô e desatar a chorar? Para mim não faz.
E não, não sou daquelas pessoas que só vai ao cemitério no dia 1 de Novembro, vou com bastante frequência, pelo menos agora, mas faz parte da tradição da minha família reunir-se e ir ao cemitério no dia 1 de Novembro.
E é um ambiente de cortar à faca, ouve-se choro, e vêm-se fotografias de rostos que nunca esqueceremos mas que infelizmente também nunca mais veremos em vida.
E porque raio havemos de festejar o dia de uns seres (bruxas) que são associadas ao mal? E eu sinceramente acredito que elas existam.
Mas não me peçam para achar piada a este dia, porque não acho.

Se alguém ler isto, e for fã do Halloween que me dê uma explicação breve nos comentários sobre o porque do entusiasmo com que se vive este dia/noite. Gostava também de poder entender o lado das pessoas que vivem e festejam este dia.


5 comentários:

  1. Apesar de ter trazido um pouco do halloween para o blog, nunca festejei esta data, nem em criança.

    ResponderEliminar
  2. Não ligo muito ao halloween para ser sincera :)

    ResponderEliminar
  3. estou praticamente como tu!
    Acho que é um festejo importado e que não tem muito a ver com o nosso povo.
    Não quer dizer que daqui a uns anos não o seja...

    ResponderEliminar
  4. Eu nunca festejei. Acreditas em bruxas? Curioso :)

    ResponderEliminar
  5. Pois então estás como eu. Também tenho os meus primos, amigas e colegas em trabalhos estáveis e muito mais à frente ao nível da carreira do que eu.
    Mas eu n consigo aceitar que n me paguem nem contribuam para as despesas :S
    N consigo trabalhar com ânimo durante 10 ou 12 horas por dia sem receber nada!
    Espero que a bonança venha rápido para nós as duas :)

    ResponderEliminar