terça-feira, 6 de setembro de 2016

Diário de uma estagiária #6

Preciso de opiniões.
Eu sou novata nestas andanças, nunca trabalhei oficialmente para alguém, não sei como funcionam as burocracias de pagamentos e descontos e contractos de trabalho ou recibos verdes.
As únicas vezes que trabalhei foi para a empresa do meu pai e nunca precisei de me preocupar com este tipo de coisas.
Mas, penso que quando vamos a uma entrevista de trabalho, e a empresa nos faz a proposta para ficar lá a trabalhar há certos assuntos que são obviamente abordados.
Nomeadamente: O salário, o tipo de contrato e a duração prevista para tal, para além claro das funções, condições de trabalho, horário e etc.
Pois, tal como vos disse a empresa onde estou a estagiar fez-me uma proposta de trabalho. Quer dizer, nem sei se foi bem uma proposta.
Na sexta-feira o engenheiro teve uma reunião comigo e disse-me que estava a gostar muito do meu trabalho bla bla e que gostava muito que eu continuasse com eles na empresa. Tudo bem, na altura disse-lhes que tinha o meu curso pendente e a minha tese e que tinha medo de não conseguir fazer tudo ao mesmo tempo para além claro de estar deslocada da minha cidade, mas disse que ia pensar.
Nesta pequena reunião, todos os pontos que referi acima (salário, condições de trabalho, horário, tipo de contrato, etc.) não foram abordados.
Tudo bem, fui para o fim-de-semana a pensar na proposta mas pensei que não podia decidir nada enquanto não me explicacem estas coisas importantes e o que estavam dispostos a oferecer.
Os meus pais tem uma empresa de engenharia civil e já fizeram imensas entrevistas por isso aconselharam-me a não me preocupar muito pois a entidade empregadora iría introduzir estes temas, pois é o normal a ser feito.
Segunda-feira cheguei ao trabalho decidida a fazer algumas questões relativamente a esta situação.
Disse ao engenheiro que precisava de lhe colocar algumas questões relativamente a oferta de trabalho e comecei por perguntar quais seriam as minha funções na empresa e se estariam dispostos a ceder-me algumas tardes por mês para me dedicar a acabar o meu curso, e por fim, já que ele não desenvolvia assunto nenhum perguntei-lhe acerca da remuneração, a resposta dele? Foi a seguinte:
Eng - Não sei.
Caracol - pensando: Wtf???
Eng - Não sei porque ainda não me informaram sobre isso, pois estão à espera que a Caracol dê uma resposta. Mas sei que vai ser remunerada.
Caracol - Mas para mim é importate saber o que pretendem pagar e as condições de trabalho que vou ter para poder decidir se aceito ou não.
Eng - Pois... Posso tentar saber...

Agora digam-me se isto é normal.

Quer dizer primeiro digo que aceito e só depois me explicam as condições. LOL. Como disse, eu sou nova nisto, mas duvido muito que isto seja normal.

Mas digam-me lá se alguém já passou por uma situação destas. Como foi a vossa primeira proposta de trabalho?



4 comentários:

  1. Há com cada um. Não te preocupes, vais encontrar muitas mais peças destas. Seja como for, podes sempre dizer que só aceitas sabendo as condições que precisas de saber. Até assinares contrato podes sempre mudar de ideias.

    ResponderEliminar
  2. Podes sempre dizer que aceitas e, caso as condições que te irão oferecer não te agradarem, não assinas qualquer contrato. Até porque no contrato todas essas questões deverão estar bem explícitas e, ao leres antes de assinares, tens a oportunidade de "negociar" o que lá está.

    ResponderEliminar
  3. Normalmente eles informam sempre da remuneração, tempo de contrato e etc. Mas normalmente nas entrevistas quando demonstras que estás informada acerca das leis e etc, têm tendência a não te contratar (falo por experiência própria). Porém a tua situação parece-me que ou te querem como escrava deles ou então estão numa de estágio profissional ! Podes sempre fazer como a Ellie disse e dizeres que só aceitas quando souberes de todas as condições.

    ResponderEliminar