terça-feira, 28 de junho de 2016

Brexit

Na manhã de sábado acordei com esta triste noticia: os ingleses disseram: "Ah e tal não queremos saber mais do resto da Europa".
Há muita gente que consegue ver as vantagens e desvantagens desta decisão. Eu pessoalmente só consigo ver desvantagens da saída do Reino Unido da União Europeia. 
Sempre achei o povo do Reino Unido muito deslumbrado, e acho que realmente o são. 
Podia vir para aqui com o discurso da economia europeia e do país e bla bla, mas como eu não percebo nada de economia fico calada. Penso que os factores que levaram a maioria dos britânicos a tomar esta decisão foram factores sociais e não económicos. Não quis acreditar que o povo inglês era xenofobo, mas a realidade é que foi nas bases da xenofobia que muita gente votou.
E apenas alguns dias depois noticias como esta surgem. 





 

"Hoje, quando o Sol nascer às 4h44 da manhã, não nascerá mas ficará para sempre guardado a sete chaves para lá do horizonte das mentes tão pequenas como xenófobas, onde Nigel Farage é o maior exemplo.

Hoje, quando o Sol nascer às 4h44 da manhã, nascerá carregado de chaves, cadeados, correntes e grilhões para todas as portas e portões, para todas as pessoas e todos os corações de quem um dia acreditou viver numa Europa de entreajuda, tolerância e cooperação.

Hoje, quando o Sol nascer às 4h44 da manhã, ainda vermelho de sangue e de choro saído do ventre da noite, nascerá não para todos, mas apenas para quem se diz inglês e em detrimento de todos quantos almejam uma vida não possível nos seus países de origem, tantas vezes por culpa dos ingleses e de tudo quanto os mesmos fazem, por força das armas, por esse mundo fora.

Hoje, quando o Sol nascer às 4h44 da manhã, nascerá para expulsar no fogo e nas chamas todas as mães e todos os pais, todas as irmãs e irmãos cujo pecado original foi o de não terem nascido num Reino que de Unido terá hoje em diante muito pouco.

Hoje, quando o Sol nascer às 4h44 da manhã, nascerá para preterir de todas as entrevistas de emprego quem não tenha o inglês como língua nativa, e quanto aos sotaques não tenho bem a certeza."

João André Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário